As relações da História com o Cinema: envolvente e promissor campo dos estudos históricos
Resumo
Os diálogos entre a História e o Cinema têm se constituído como um campo de pesquisa bastante promissor, com vigor e potencial historiográfico. Esse campo se desenvolveu sob os cânones da Nova História Cultural, explorando, ampliando e contrapondo as teorizações e metodologias propostas por Marc Ferro, seu maior expoente. Assim, este artigo retoma as discussões e reflexões em torno das relações da História com o cinema, que se consolida cada vez mais como importante área dos estudos históricos. O texto evidencia a perspectiva teórico-metodológica de Pierre Sorlin e Marc Ferro, para perceber a maneira como esses historiadores conceberam o cinema como objeto de reflexão histórica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônio Barros de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).