Histórico do futebol feminino no Brasil:
considerações acerca da desigualdade de gênero
Resumo
A história do futebol feminino no Brasil se constrói através da resistência por parte das mulheres que por quase 40 anos foram proibidas de praticar o esporte que era restrito aos homens. A necessidade de análise deste fenômeno que continua a fazer efeito é atual, considerando a situação em que as jogadoras ainda se encontram enquanto a desigualdade de gênero se expressa dentro e fora dos gramados. O presente artigo tem como objetivo evidenciar importantes pontos acerca da historicidade do futebol no Brasil, bem como destacar a forma como a desigualdade de gênero refletiu e ainda reflete na vida das jogadoras de futebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marina Broch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).