História da, na e por meio da publicidade
explorações metodológicas de um anúncio com Bolívar durante a Política da Boa Vizinhança
Resumo
Este artigo explora possibilidades metodológicas para o uso de publicidades em pesquisas históricas. Discorremos brevemente sobre como a publicidade vem sendo utilizada na historiografia brasileira e também sobre quais metodologias já foram elaboradas especificamente para essa fonte. Nos apropriamos das análises de Tânia de Luca, que identificou três abordagens distintas empregadas nas pesquisas com periódicos, para pensarmos a publicidade. Através de uma mesma publicidade, demonstraremos o que se configuraria como uma História da, na e por meio da publicidade. Trata-se da propaganda da Bausch & Lomb publicada na revista Seleções de fevereiro de 1942 intitulada “O libertador que não se libertou”, Simón Bolívar. Através da exploração das diferentes abordagens, perpassaremos por assuntos como a construção de um papel social para a publicidade na década de 1940, os usos da figura de Bolívar para atender aos interesses da Política da Boa Vizinhança e o projeto publicitário do Office of Coordinator of Inter-American Affairs. Concluímos que tais abordagens podem ser complementares.
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Copyright (c) 2021 Marina Helena Meira Carvalho
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