(In)visibilidade feminina no folheto de cordel
Resumo
Este artigo pretende analisar como as mulheres são representadas pelo imaginário dos cordelistas e criar um espaço de discussão sobre a participação e protagonismo do feminino no folheto de cordel, no que compreende um recorte de folhetos do século XIX e meados do século XX. Para atingir o objetivo deste trabalho, será feito um levantamento bibliográfico, documental e sistematizado um corpus de cordéis nos quais sejam latentes as relações de gênero. Ao longo do curso dos séculos, as desigualdades em torno do gênero ainda persistem, é por essa desigualdade ainda latente, que ao final deste artigo pretende-se contribuir com a composição de narrativas que problematizam as relações de poder pelo aspecto de gênero, em diversos contextos, neste caso, partindo do estudo de folhetos de cordel. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as discussões teóricas-metodológicas e sua vertente acadêmica que analisam o gênero no processo de construção social e debatem a história do feminino no processo de luta social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josilene Félix
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).