Da montação à construção definitiva:
uma análise das práticas e representações de travestis na cidade de Ituiutaba (década de 1990 a 2019)
Resumo
Ao longo da história as travestis têm sido alvos de sucessivas tentativas de negação de seus corpos e identidades. A fim de contribuir com os estudos acerca da temática de gênero e da história de travestis, o presente trabalho tem como objetivo compreender as práticas e representações de travestis na cidade de Ituiutaba, examinado tanto suas visões de mundo quanto suas percepções acerca dos modos como são vistas pelos demais segmentos da sociedade. Além de analisar as experiências desses sujeitos históricos, a pesquisa propõe-se a entender suas demandas e perspectivas. Para isso, são utilizadas as categorias de análise espaço de experiência e horizonte de expectativa de Reinhart Koselleck; e o conceito de representação de Roger Chartier. O procedimento de análise baseia-se em técnicas de pesquisa da história oral e na abordagem qualitativa, atentando-se para os indícios presentes nas falas das entrevistadas e nas singularidades que marcam suas experiências de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Rubbi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).