Ciência, gênero e corpo
uma análise sobre beleza e padrões de feminilidade na obra "Sexo e Beleza" de Hernani de Irajá (1938)
Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre a obra Sexo e Beleza (1938) escrita pelo médico, jornalista e pintor Hernani de Irajá, o qual produziu um conjunto de obras sobre sexualidade e beleza feminina, das décadas de 1920 a 1960. Procuramos compreender como o autor produziu uma narrativa científica e artística sobre o corpo de mulheres, contribuindo para a construção de representações sobre ideais de feminilidade, sexualidade e beleza no Brasil. Por meio da escrita e da iconografia da fonte, procuramos compreender como os ideais defendidos por Irajá estavam em diálogo com as concepções biológicas do período, em especial aos saberes da Eugenia e da Medicina.
What do you want to do ? New mailCopyDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natalia Milani, Rosemeri Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).