A Atuação espiritual dos bispos D. Fr. Antônio do Desterro Malheiros e D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro (1750 a 1806)
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por foco a análise da supervisão episcopal no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ajuda do Rio de Janeiro entre os anos de 1750 a 1806. Tal estabelecimento foi fundado em 1750 para mulheres com o objetivo de seguirem a vida religiosa. Desta maneira, contou com a supervisão de bispos por estarem de baixo da jurisdição eclesiástica do Rio de Janeiro. Por isso, conduziremos a nossa apreciação mediante a atuação dos bispos D. Fr. Antônio do Desterro Malheiros (1746-1773), e do prelado D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco (1773-1805), com o intuito de tecermos uma relação com embasamento político e eclesiástico que marcou a dinâmica institucional do Antigo Regime. E mediante a tal proposta, buscaremos demonstrar também, a relação entre esses religiosos com as freiras do Convento da Ajuda, em principal, as que ocupavam cargos de capitulares como as Madres Abadessa e Vigária.
Palavras-Chave: Convento; bispos; normas
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Dias de Oliveira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).