Governo Sarney:
o jornal O Globo no Plano Cruzado I
Resumo
O presente estudo visa investigar a posição do jornal O Globo perante o primeiro choque hetorodoxo do período Sarney: O Plano Cruzado I. Primeiramente, contextualizaremos o governo Sarney em seus primeiros momentos, responsável pela missão do retorno à realidade democrática e com o dever de enfrentar uma crise econômica crescente. Em seguida, se mencionará a progressão da relevância dos jornais impressos como objeto de estudo para o historiador e a imprensa como importante ator na transição democrática, e, derradeiramente, analisar-se-á os editoriais do jornal O Globo durante os meses que o Plano Cruzado I esteve em vigência, fazendo nota àqueles principais e que se relacionam com a temática proposta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eric Patrick Silva de Faria Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).