Ecos da Revolução
a invasão da Baía dos Porcos na grande imprensa brasileira (janeiro a abril de 1961)
Resumo
Este artigo aborda os acontecimentos da História de Cuba entre as décadas de 1950 e 1960 do século XX. Tem como tema principal a Revolução Cubana e como delimitação o evento conhecido como invasão da Baía dos Porcos. Nosso objetivo geral é analisar como a grande imprensa brasileira representou essa invasão e como objetivos específicos queremos demonstrar a complexidade do processo revolucionário cubano e entender de que formas a tentativa de invasão de Cuba trouxe a Guerra Fria para as Américas. Há relativa escassez de trabalhos em língua portuguesa que privilegiem a tentativa de invasão da Baía dos Porcos; porém, esse evento está sempre presente nas obras que se preocupam, em perspectiva histórica, com a Revolução Cubana. Desse modo, utilizamos como fontes secundárias de pesquisa a bibliografia sobre a Revolução Cubana e biografias sobre Fidel Castro e como fontes primárias quatro importantes jornais da grande imprensa brasileira do período: Diário de Notícias, Última Hora, Correio da Manhã e Jornal do Brasil, todos da cidade do Rio de Janeiro, que até abril de 1960 era a capital do Brasil, e disponíveis na Hemeroteca da Biblioteca Nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alice, Karolayne, Charles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).