A história do jornal Terra Livre e as lutas dos camponeses no estado de São Paulo (1954-1964)
Resumo
Neste trabalho propomos analisar a trajetória do Jornal Terra Livre e o papel na divulgação de ações trabalhistas e greves movidas pelos lavradores contra seus patrões. Este meio de comunicação foi o meio utilizado pelo Partido Comunista Brasileiro para noticiar os acontecimentos sobre o campo brasileiro entre os anos de 1954 e 1964, período em que esteve em circulação. Apesar de a redação deste jornal ter sido localizada na cidade de São Paulo, seus exemplares eram distribuídos em todas as regiões brasileiras. Este periódico buscou estimular a sindicalização e a organização dos trabalhadores rurais brasileiros em todas as regiões brasileiras, sendo que as matérias publicadas destacavam as lutas dos camponeses por direitos que eram desrespeitados pelos patrões como férias, 13º salário, salário mínimo e férias anuais remuneradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Sandrin da Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).