A Tradição do Êxodo como memória da ocupação egípcia de Canaã entre os séculos XVI a X a.C.
Resumo
Um dos eventos mais enfáticos da Bíblia Hebraica é seguramente o Êxodo; ou seja, a libertação do povo de Israel que estava cativo no Egito. Especialistas na História de Israel e Judá têm debatido recentemente sobre quais são as raízes históricas da Tradição do Êxodo, uma vez que o evento, tal como narrado pela Bíblia, foi descartado como evento histórico verificável pela arqueologia. O presente trabalho tem como objetivo analisar as raízes do Êxodo na ocupação e presença egípcia em Canaã entre os séculos XV a X a.C., e a forma como isso foi preservado na memória dos grupos étnicos que fizeram parte do o Reino de Israel em seus primeiros dias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Matheus Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).