Colaboração entre ultramontanos e progressistas
Santa Casa de Misericórdia, irmandades e festas religiosas em Campinas na década de 1870.
Resumo
Este artigo analisa a relação entre partidários do ultramontanismo e grupos de tendência progressista em Campinas na década de 1870. Apesar de serem duas propostas que em geral se chocavam, a abordagem privilegiará os momentos em que ambas colaboraram, observando o que as aproximavam, seus objetivos, seus ganhos e as consequências dessa aproximação. Assim, o artigo abordará as manifestações de devoções nas irmandades, analisando as dinâmicas das festas religiosas e a participação das confrarias no espaço público. Além disso, as doações beneficentes terão um espaço importante, a fim de refletir como a assistência, a caridade e/ou a filantropia foram empregadas e quais suas vantagens aos doadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Lucas Moura e Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).