Embaixadas diplomáticas, embaixada apostólica
imbricações entre religião, comércio atlântico e poder político na diplomacia luso-daomeana (1795-1810)
Resumo
No contexto do comércio atlântico de escravizados, elites políticas europeias e africanas se relacionavam comercial e diplomaticamente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar de quais formas elementos ligados à esfera do religioso apareceram e foram mobilizados na diplomacia entre o Daomé e o Império português. Considerando um recorte temporal entre 1795 e 1810, marcado por circulações diplomáticas correspondentes, foram analisados um conjunto de missivas assinadas pelos reis do Daomé e o relato de uma missão apostólica portuguesa ao mesmo reino africano. A partir da análise documental, procurou-se compreender em quais situações e sob quais interesses os conteúdos religiosos foram acionados nas interações entre duas unidades políticas bastante distintas. Buscou-se demonstrar como as representações e projetos construídos em torno da diferença religiosa entre luso-baianos e daomeanos foram um componente significativo para as dinâmicas históricas que conectaram as duas margens do atlântico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raphael dos Santos Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).