Identidade Nacional e cultural brasileira no modernismo de Mário de Andrade: uma análise da obra Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928)

Autores

  • Matheus de Souza Guedes Universidade Estadual do Centro-Oeste(UNICENTRO/PR)

Resumo

A partir do diálogo entre História e Literatura, o objetivo desse artigo é analisar a obra Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, escrito por Mário de Andrade em 1928, procurando compreender como o intelectual faz uso do seu projeto literário de homogeneização da cultura para pensar a identidade brasileira. O interesse principal é perceber como a literatura ajuda a compreender os discursos existentes na sociedade da década de 1920 em torno da construção da identidade nacional, uma vez que, ao discutir sobre o caráter nacional brasileiro em Macunaíma, Mário de Andrade recorreu tanto ao debate racial e os mitos em torno da miscigenação e da natureza tropical, temáticas bastante recorrentes nesse período, quanto à análise da cultura e da psicologia brasileira.

Downloads

Downloads

Publicado

29-01-2022

Como Citar

DE SOUZA GUEDES, Matheus. Identidade Nacional e cultural brasileira no modernismo de Mário de Andrade: uma análise da obra Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 182–201, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/33222. Acesso em: 11 ago. 2025.