Uma teoria da história de Walter Benjamin à luz da ideia de memória coletiva
Resumo
Este artigo tem como objetivo promover um diálogo entre o conceito memória coletiva e a obra de Walter Benjamin. Buscando contribuir para o debate sobre memória e narrativa histórica, questão central do que poderíamos chamar de Teoria da História do autor. Os ensaios “À Imagem de Proust" (1929), "Experiência e Pobreza", (1933), "O Narrador" (1936), "A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica" (1935) e “Sobre o Conceito de história” (1940) serão analisados a partir de um enfoque do conceito em questão, o que nos permitirá estabelecer uma conexão entre esses textos. Trata-se de um esforço reflexivo, não filológico, que espera alargar suas potencialidades, pois Benjamin propõe ao longo de sua obra um novo paradigma para a historiografia. Ao final do artigo, demonstro ser possível identificar críticas indispensáveis à disciplina, tanto para reforçar a importância da Memória Coletiva para a teoria da história, quanto contribuir para os a escrita enfrenta
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Copyright (c) 2021 Esau Brilhante do Nascimento Nascimento
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