História e literatura:
a ficção teórica de Michel de Certeau como ferramenta heurística para a investigação da poesia de Adélia Prado
Resumo
As aproximações e os embates por parte dos historiadores em torno do das possibilidades de diálogo entre História e literatura é uma questão antiga e longe de se encerrar. Tendo como temática específica a poesia da mineira Adélia Prado, o presente artigo busca em suas estruturação, pensar a relação epistemológica entre os dois campos ao longo da História, fazendo para isso um breve esboço de caminhos já delineados e enfatizar noção de “ficção teórica” de Michel de Certeau, como um horizonte interpretativo singular acerca das interfaces entre os discursos ficcional poético e historiográfico contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isaías Gabriel Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).