História e literatura em discussão: África enquanto “Continente Sombrio” pelas “Minas do Rei Salomão” (1885)

Autores

  • Gabriel Moreira Medeiros Laureano Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jorlandro Augusto Louzada Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

A África do início do século XIX, em grande parte inexplorada, despertava o interesse de muitos que a viam sob a lente do misticismo, exotismo e possibilidade de obter fortunas. Com o processo de colonização, e exploração do território, este fascínio pelo “continente sombrio” se acentuou e diversas obras literárias surgiram em reforço a esta visão e ao colonialismo. O presente artigo tem por objetivo analisar a obra do escritor inglês do século XIX, Henry Rider Haggard, “As Minas do Rei Salomão”, a fim de identificar nela os elementos que aludem às práticas coloniais naquele momento. Tal temática se faz relevante dada a ligação histórica entre colonização portuguesa nas Américas e África e consequentemente carência de certos estudos em língua portuguesa relacionados ao tema até recentemente. Esperamos poder contribuir com estudos futuros e chamar atenção para as potencialidades do tema que mescla literatura juvenil com historiografia sobre África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Moreira Medeiros Laureano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em História pela Universidade de Vassouras (2013-2015), Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016-2021), Mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na linha de Linguagens e História Intelectual (2017-2019) e doutorando em História pela mesma instituição e mesma linha de pesquisa (2021).

 

Jorlandro Augusto Louzada, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

É Doutorando do Programa de Ciências Sociais da UFRRJ (2021), possui Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP - UERJ (2017). É Pós Graduado em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015). Possui graduação (licenciatura plena) em Pedagogia pela Fundação Educacional D. André Arcoverde - FAA, Valença, RJ (2008). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais - NEGRAM/FFP/UERJ e membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Barra do Piraí (COMPIR). Foi membro da Comissão de Comunicação e Divulgação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra do Piraí - RJ (CMDCA - 2018). Atualmente é Diretor Adjunto do CIEP Brizolão 428 D. Mariana Coelho Municipalizado da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí - RJ (desde 2019) e conselheiro suplente no Conselho Municipal de Educação de Barra do Piraí (mandato 2019 - 2021). Cursa licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá (2013).

Downloads

Publicado

2022-01-29