Considerações de Rudolf Steiner sobre o conhecimento histórico

responsabilidade científica e narrativa poética.

Autores

  • GARCIA, Henrique Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM
  • BACH JUNIOR, Jonas Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM

Resumo

Inspirado pelo pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend, o presente texto trata sobre as considerações de Rudolf Steiner sobre a História e como elas estão imbuídas de uma perspectiva de responsabilidade científica e uma linguagem poética. Analisamos, num primeiro momento, seu estudo sobre a História quando esteve inserido no ambiente acadêmico, em que teve início sua aproximação com os trabalhos científicos de Johann W. von Goethe e, em decorrência disso, suas primeiras considerações metodológicas sobre a História. Posteriormente, no desenvolvimento da sua própria compreensão sobre a História, Steiner teria intensificado essas considerações no ano de 1917, após a elaboração de uma teoria do conhecimento e antroposofia próprios. Confrontando o conhecimento histórico que incorpora em sua narrativa os impulsos decorrentes do empirismo e do racionalismo sem levar em conta a complexidade histórica, Steiner voltou para o ser humano para pensar os cuidados e possibilidades da maneira de pensar dos(as) historiadores(as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GARCIA, Henrique Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM

Mestrando em Educação (UFTM). Bacharel e licenciado em História (UNESP, Franca). Professor de História no ensino médio técnico (Centro Paula Souza).

BACH JUNIOR, Jonas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM

Pós-doutorado em Educação (UNICAMP). Doutorado em Educação (UFPR / Alanus Hochschule). Mestrado em Educação (UFPR). Professor adjunto da UFTM. Bacharel em Comunicação Social e licenciado em Filosofia.

Downloads

Publicado

2022-01-29