A trajetória da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917)
Resumo
Resumo: O presente artigo é fruto de estudos voltados à trajetória pessoal e profissional de Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense do século XIX, focando em sua carreira como docente e escritora, bem como sua relação com a imprensa do Maranhão no século XIX. Também faremos uma breve discussão sobre o ressurgimento da escritora a partir da segunda metade do século XX e sua relevância para os estudos acadêmicos atuais, principalmente para àqueles voltados as discussões de gênero e escravidão nos anos de 1800. Este trabalho tem como objetivo ser uma contribuição para tais estudos e para um maior reconhecimento de Firmina no meio cultural brasileiro. Trabalhando com conceito de trajetória esse artigo reuniu relatos orais de pessoas que conviveram com ela, documentos oficiais do Estado do Maranhão, arquivos diocesanos e escritos autobiográficos que estão presentes em livros, dissertações e textos biográficos sobre a vida e a obra da autora para construir, não apenas uma narrativa sobre a trajetória de Maria Firmina, mas, também para fazer uma análise das ações da autora perante o contexto social no qual ela viveu.
Palavras-chave: Maria Firmina dos Reis; romancistas brasileiras; Romance Úrsula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria do Carmo Lima de Oliveira Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).