O exílio chileno pelas lentes do cinema (1973-1983)

Autores

  • Samuel Torres Buenpo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Nesse artigo, pretendemos demonstrar, em linhas gerais, a constituição do cinema
chileno do exílio. Esse movimento cinematográfico originou-se, em 1973, com o golpe de
Estado que aniquilou o governo da Unidade Popular e com a imediata implantação da
máquina repressiva ditatorial no Chile, liderada pelo general Augusto Pinochet. Diante deste
quadro autoritário, o campo artístico, e em especial, o cinema, foi seriamente afetado.
Todavia, muitos/as cineastas chilenos/as, desterrados/as por razões políticas, continuaram o
seu ofício no estrangeiro produzindo uma miríade de obras de denúncia à ditadura e que
expunham a vida noutros países. Dentre esses numerosos exemplares fílmicos, destacamos a
trilogia documental La Batalla de Chile, considerada um marco no documentário chileno e
latino-americano. Ademais, o desfecho do cinema chileno do exílio pode ser localizado em
1983, momento no qual o governo de Pinochet se desgasta por conta de massivos protestos
acompanhados de uma flexibilização da censura e do regresso de diretores/as expatriados/as.

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Biografia do Autor

Samuel Torres Buenpo, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui interesse nos seguintes temas: diálogos entre história e cinema, e mais especificamente o gênero documental; justiça de transição; história do tempo presente e memórias das ditaduras de segurança nacional no Cone Sul.

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Publicado

2022-08-31