Implantação e desenvolvimento do adventismo no Brasil (1880-1915)

Autores

  • Daniel da Silva Firino
  • Carlos Macedo Cavalcanti UFPB

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar o processo de implantação e desenvolvimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Essa igreja surgiu da fragmentação do movimento messiânico norte-americano chamado de milerismo. Após a sua organização na década de 1860, ela começa a enviar missionários para diversas partes do mundo a partir da década de 1870. As crenças adventistas chegaram ao Brasil em 1880 através de pacotes com literatura desta denominação. Até 1915, ela implantou diversas igrejas, iniciou o seu trabalho médico missionário, criou diversas escolas e uma editora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Firino

Possui graduação em História (2018), especialização em Metodologia do Ensino de História (2019) e em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (2020) pela UNINTER. Além disso, Mestrado em História pela UFPB (2021). 

Carlos Macedo Cavalcanti, UFPB

Professor Doutor (UFPE) e Pós-Doutor (PUC) na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde atua no ensino e na pesquisa, níveis de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Ciências e História das Religiões. É um dos fundadores da Área de Ciências das Religiões na UFPB (PPGCR e CGCR), onde atuou como Vice-Coordenador (2006 e 2007) e Coordenador (2008 e 2009) da Pós-Graduação. Atua também na Pós-Graduação em História da UFPB como professor efetivo.  É líder do Grupo Videlicet Religiões, de Estudos em História, Diversidade e Imaginário (CNPq), no qual também atuam grupos de leituras: o Officium, de História da Inquisição, das Religiões e do Sagrado e o Azoth, de Estudos sobre Esoterismo Ocidental. Tem Mestrado (1990) e Doutorado (2001) em História pela UFPE com Dissertação e Tese sobre História das Religiões/ História da Inquisição. É Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Foi membro fundador do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa (CNDR) da SDH/Presidência da República. 

Downloads

Publicado

2022-08-31