Documentário Terra Cabocla: os sons e as vozes remanescentes do Contestado
Resumo
O presente texto tem por intuito analisar os sons e as vozes presentes no documentário Terra Cabocla (2015) produzido por Márcia Paraiso. Marcada pela Guerra do Contestado (1912-1916), a região do planalto catarinense ainda tem como habitantes os descendentes dos sujeitos que lutaram nesse conflito, o que acabou permitindo que a cultura desses se mantivesse viva até contemporaneamente. Logo, partiu-se da cena final do documentário com o objetivo de se apresentar as diversas manifestações culturais dos caboclos, principalmente aquelas ligadas à cultura musical. Junto disso, buscou-se aqui dar voz aos principais atores desse documentário com a finalidade de valorizar sua cultura, já que se compreende que é por meio dessa que se constrói e reconstrói os sentidos sociais. Além disso, traz-se uma contraposição à narrativa dominante em relação aos caboclos. Assim, percebeu-se que essa cultura tem por marca uma resistência de constante ressignificação cultural que perpassa desde antes da guerra, mas que acima de tudo, tem esse conflito como um fator presente na memória desses sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Vinicio Bialeski Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).