Os cinemas de A. Leal & Comp.

(Barbacena – MG, década de 1920)

Autores

  • Igor Maciel da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as atividades do Cine-Central, Cine S. José e Cine Theatro-Leal, cinemas de Barbacena (Minas Gerais, Brasil) que funcionaram na década de 1920 e foram geridos pela empresa A. Leal & Comp., na responsabilidade de Antonio Leal e Achilles Maia. A metodologia adotada é a análise documental da imprensa escrita, especialmente os números do jornal Cidade de Barbacena. Como considerações apresenta-se que nesses cinemas: 1) Aconteceram programações diversificadas com projeções fílmicas e outros divertimentos. 2) Houve a preocupação de dotar as programações com fitas que eram exibidas no Rio de Janeiro. 3) Identificou-se a frequência de público diversificado. 4) A oferta da sessão chique para as mulheres, às quintas-feiras foi mantida em todas as casas cinematográficas de propriedade dessa sociedade, possivelmente como estratégia comercial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Maciel da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física (UEMG, 2013-2016), mestre (2016-2018) e doutorando (2019-2023) em Estudos do Lazer (UFMG), linha de Memória e História. Atualmente trabalha como professor substituto no curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Possui experiências no ensino da História da Educação Física, Sociologia do Esporte, Pesquisa Qualitativa, Estudos do Lazer, Esportes de Aventura, Estudos Olímpicos, Danças afro-brasileiras, Hidroginástica e Ginástica de academia. Na pesquisa e extensão tem experiência com Danças Circulares e práticas integrativas do SUS.

Ofertou palestras sobre Gênero e currículo, e Diversidade no esporte e na Educação Física. Trabalhou com curadoria de exposições e organização de eventos em Universidades e Faculdades, gestão pedagógica no Ensino EaD, coordenação de periódicos científicos, proposição de Dossiês, membro de conselho editorial e parecerista de artigos científicos.

Suas publicações permeiam as temáticas História do tempo livre, História do esporte, História das práticas de divertimento, História da dança, História do cinema, História das mulheres e do gênero, Mulheres nas diversões, Futebol de mulheres, Mulheres e Lazer, Políticas públicas de Lazer entre outras.

Fora isso, desenvolve atividades de ilustração e literatura, tendo publicado dois livros de contos pela Valor Editora e participação em concursos literários nas categorias crônica e poesia.

 

Contato: 31-973120076 Currículo: http://lattes.cnpq.br/7695738227562483 

Downloads

Publicado

2022-08-31