Escrita urbana:
a cidade como protagonista da resistência contra a ditadura militar Brasileira.
Resumo
Resumo: A cidade é parte fundamental das sociedades modernas, suas formas e organização são objetos de estudo de diversas áreas. Recentemente, foi constatada a necessidade de articular melhor o conceito de espaço à história, o que garante à cidade um lugar privilegiado no olhar dos historiadores. O presente artigo visa articular o conceito de espaço aos processos de resistência à ditadura militar brasileira no nível do cotidiano, tendo a escrita urbana como fonte. Utilizando-se de imagens, intenciona-se olhar para as cidades sob uma nova perspectiva, na qual seus muros e ruas ganham destaque no processo de formação e transformação da sociedade. Sob o recorte da luta contra a ditadura visa-se um estudo em que o espaço se torna produtor e reprodutor de uma cultura de resistência.
Palavras-chave: Cidade; Escrita Urbana; Resistência
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samuel Leite Fonseca Romão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).