O gênero sem nome:

o filme noir no final da segunda guerra mundial

Autores

  • Gustavo Henrique Shigunov Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente trabalho pretende realizar um estudo sobre os filmes Acossado (1945) e A casa da rua 92 (1945). Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, as produções cinematográficas expandiram-se de maneira exponencial. Procurando apoio para a mobilização civil, o governo estadunidense buscou em Hollywood uma fonte a fim de unir o mundo do entretenimento e o da propaganda, fomentando produções cinematográficas que visavam a valorização do patriotismo, militarismo e o American way of life. Em sentido oposto, os filmes noirs por meio de suas narrativas subversivas, trouxe as telas do cinema visões críticas e alternativas quanto às consequências do conflito mundial para a sociedade. Inserido nessa categoria, pretendemos demonstrar como Acossado e A casa da rua 92 tensionam os eventos da guerra e também sugerem o cenário pós-guerra estadunidense e global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31