As ondas do rádio na nova capital em construção:
A Rádio Nacional de Brasília (1958-1960)
Resumo
Resumo: Este texto objetiva analisar a história da Rádio Nacional de Brasília na construção da nova capital, Brasília, no que concerne ao início das suas atividades radiofônicas (1958-1960). Em um primeiro momento, veremos que o final da década de 1950 ainda era de afirmação do rádio como meio de comunicação de massa, por isso foi utilizado também como veículo divulgador da iniciativa de construir Brasília. Analisa-se no estudo a relevância do rádio como meio de comunicação no Brasil e como ele foi aproveitado politicamente no governo de Juscelino Kubitschek. É a partir disso que investigamos, em um segundo momento e a partir do conceito de memórias e representações, como JK utiliza-se Nacional de Brasília para divulgar e propagar a nova capital, esta que além de ter sido inaugurada para ser mais um difusor da nova capital, foi também meio de entretenimento destinado, sobretudo, aos moradores e trabalhadores locais.
Palavras-chave: Memórias; Atividades radiofônicas; Rádio Nacional de Brasília
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Gomes do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).