O inventário do inventário:
uma análise micro-histórica
Resumo
Resumo: A abordagem micro-histórica, enquanto forma de pesquisa e escrita, tem sido cada vez mais procurada nos últimos anos por ser capaz de compreender algo do passado por meio de um fragmento delimitado, fazendo de figuras anônimas, por exemplo, porta-vozes de uma sociedade que, geralmente, é vista pela perspectiva dos grandes ídolos. Fazendo uso da microanálise para o estudo dos inventários post-mortem é possível trazer à tona as minúcias de vidas, lugares, situações e até de mentalidades. Este artigo tem a intenção justamente de discutir a relevância dos estudos micro-históricos, enquanto forma de procurar e mostrar resultados, e dos inventários, enquanto valiosas fontes primárias, no entendimento dos homens de ontem, por meio da análise da cultura material de uma família ituana do século XIX.
Palavras-chave: inventário; micro-história; cultura material.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Leonardo Augusto SILVEIRA, de Oliveira Rodrigues da
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).