Um estudo sobre o furto no mundo do trabalho em Salvador durante a Primeira República
Resumo
Resumo: Este artigo pretende analisar, refletir e apresentar como se desenvolveu o dinamismo do furto no mundo do trabalho em Salvador durante a Primeira República brasileira. Nos jornais e periódicos do período, 1889-1930, podemos notar uma série de notícias e informações que indica uma grande hostilidade entre patrões e empregados em diversos setores: indústria, comércio, trabalho doméstico, etc. Empregadores queixavam-se de ter suas propriedades violadas e pertencentes furtados e acabavam por punir todos os empregados. Estes reagiam de várias maneiras. A partir de diversos indícios podemos notar a existência de furtos nos locais de trabalho. Quem os praticava? Como e por que se davam? Quais foram os papéis da polícia e da imprensa nesse contexto? Essas são algumas das indagações desta pesquisa.
Palavras-chaves: Mundo do Trabalho; Primeira República; Salvador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Osnan Silva de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).