História e cinema

As representações da escravidão e do tráfico negreiro no filme Amistad de 1997.

Autores

  • Leonardo Barbosa Barros UFMA

Resumo

Este artigo se propõe a fazer uma análise das representações sociais e históricas presentes no filme Amistad (1997), dirigido pelo diretor Steven Sepielberg. Serão analisadas as cenas, os cenários e narrativas construídas pelo longa-metragem. Pretende-se entender como são representados os acontecimentos, o contexto histórico, os personagens, as hierarquias sociais e valores do século XIX. Serão analisadas também as relações entre fatos históricos e os ficcionais presentes, identificando os limites e as potencialidades do cinema como fonte histórica. Nesse sentido, esse artigo pretende reforçar a importância do cinema como documento histórico e produtor de representações sobre o passado, além de buscar entender os valores, estereótipos e visão de mundo dos cineastas, no período em que o filme foi produzido.

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Publicado

31-08-2022

Como Citar

BARBOSA BARROS, Leonardo. História e cinema: As representações da escravidão e do tráfico negreiro no filme Amistad de 1997. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 89–111, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/40281. Acesso em: 14 dez. 2025.