As masculinidades populares são hegemônicas?
Notas sobre masculinidades, gênero e poder na Bahia (Feira de Santana)
Resumo
Resumo: Este artigo, ainda que de modo provisório e abreviado, busca discutir a construção de masculinidades dos segmentos populares em uma cidade do interior da Bahia, Feira de Santana, nas últimas décadas do século XX. Busca, ainda, testar a plausibilidade do emprego do conceito de masculinidade hegemônico para explicar as masculinidades dos homens populares que emergem da documentação jurídica aqui considerada. Para tanto, recorre-se à análise de casos exemplares por meio de uma leitura microanalítica e densa. Tenta-se, pois, operar na confluência entre a História Social da Cultura, os estudos de gênero, estudos feministas e os estudos sobre masculinidades para responder às questões propostas pelos achados empíricos. Ao final, verifica-se que o conceito de masculinidade hegemônica mais esconde do que explica as experiências e as ideais sobre ser homem dos homens das classes trabalhadoras.
Palavras-chave: Masculinidades; Gênero; Poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandro Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).