História e Indígenas Mulheres na História à luz da Epistemologia Feminista Decolonial
Resumo
O presente artigo oferece um panorama da história indígena e de indígenas mulheres na longa duração. A intenção consiste em problematizar narrativas historiográficas, textuais e imagéticas, as quais são responsáveis pelo esvaziamento das ações protagonistas das indígenas mulheres nos processos e dinâmicas históricas ao longo do tempo. Para tanto, o trabalho buscou subsídios teóricosmetodológicos, sobretudo, nas epistemologias feministas decoloniais (LUGONES, 2020; SEGATO, 2016), realizando um movimento de crítica e decolonização do conhecimento, de modo, ainda, a evidenciar a dialética da colonização e da violência que lhe é inerente, cujos efeitos são mais avassaladores para as indígenas mulheres. O trabalho também deixou algumas considerações importantes acerca da necessidade de uma historiografia para e das indígenas mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Verônica Araújo Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).