Para bom telespectador, meia imagem basta: discurso de “Pantanal” realça patriarcado e combate masculinidade tóxica
The speech of “Pantanal” highlights patriarchy and fights toxic masculinity
Resumo
O artigo foca na telenovela Pantanal (TV Globo, 2022), obra original de Benedito Ruy Barbosa, com texto ressignificado por seu neto Bruno Luperi. Entende-se o rincão pantaneiro como espaço sertanejo, considerando-se relevante a exibição no horário nobre da TV aberta, estimulando a reflexão sobre opressões e silenciamentos que vitimam homens e mulheres. O perfil investigativo aponta como a teleficção salienta os estragos causados pela colonialidade, a partir da pergunta “Como a construção da diegese evidencia a opressão encravada no sistema patriarcal e favorece a percepção dos danos causados pelas ciladas do machismo?”. Escolhem-se cenas nas quais a arbitrariedade machista é realçada, através da misoginia e da violência de gênero, e são enfatizados os grilhões da estrutura patriarcal, a partir das noções de feridas da Modernidade (GUMBRECHT, 2019) e de Masculinidade Tóxica (BOLA, 2022). A metodologia une a Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013) à investigação do roteiro (MACIEL, 2017)
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurora Miranda Leão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).