Intersecções entre Neoliberalismo e Criatividade Musical: Uma análise histórica
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma visão global do panorama histórico e sociocultural que regeu o entendimento de criatividade musical no ocidente, vislumbrando os elementos que possibilitaram a emergência de um “sentido neoliberal de criatividade” e suas ações no campo da música. Metodologicamente, essa investigação aplicou uma abordagem bibliográfica qualitativa e interdisciplinar, percorrendo as áreas da história da música e dos direitos autorais, estudos socioculturais e psicanalíticos sobre o neoliberalismo, além de investigações nos campos da psicologia e filosofia. Os resultados evidenciam uma junção entre criatividade musical e neoliberalismo, no qual o valor da criatividade individual está intrinsecamente ligado à capacidade de empreendedorismo. Tal associação advém de um processo de transformação conceitual no qual o trabalho artesanal transforma-se em trabalho artístico, e este, por sua vez, em um produto material comercializável inserido no contexto da indústria cultural. Construções simbólicas da criatividade musical baseadas em critérios socioeconômicos foram recorrentes nos diferentes tempos históricos analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciano da Costa Nazario, Rheuren da Silva Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).