Intersecções entre Neoliberalismo e Criatividade Musical: Uma análise histórica

Autores

Resumo

 Neste artigo, apresentamos uma visão global do panorama histórico e sociocultural que regeu o entendimento de criatividade musical no ocidente, vislumbrando os elementos que possibilitaram a emergência de um “sentido neoliberal de criatividade” e suas ações no campo da música. Metodologicamente, essa investigação aplicou uma abordagem bibliográfica qualitativa e interdisciplinar, percorrendo as áreas da história da música e dos direitos autorais, estudos socioculturais e psicanalíticos sobre o neoliberalismo, além de investigações nos campos da psicologia e filosofia. Os resultados evidenciam uma junção entre criatividade musical e neoliberalismo, no qual o valor da criatividade individual está intrinsecamente ligado à capacidade de empreendedorismo. Tal associação advém de um processo de transformação conceitual no qual o trabalho artesanal transforma-se em trabalho artístico, e este, por sua vez, em um produto material comercializável inserido no contexto da indústria cultural. Construções simbólicas da criatividade musical baseadas em critérios socioeconômicos foram recorrentes nos diferentes tempos históricos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano da Costa Nazario, FURG

Luciano da Costa Nazario é pesquisador, educador, violonista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seu trabalho pedagógico (Laboratório de Criação Musical) e sua pesquisa sobre a criatividade musical (practice-based research) têm sido aplicados em universidades no Brasil, Alemanha, China, Irlanda, Costa Rica, Argentina e Peru. Atualmente trabalha como técnico na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) onde atua em projetos de extensão (regente e arranjador da Big Band da FURG) e lidera o Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música, grupo interinstitucional e interdisciplinar formado por pesquisadores e estudantes da área da música, psicologia, história, letras e antropologia da Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Pampa.

Rheuren da Silva Lourenço, FURG

Graduando em História (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Publicou o artigo "O imaginário do medo através da fé: o inferno e o diabo no século xiv a partir da obra do juízo final (1306) de giotto di bondone" na revista Medievalis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o artigo (resumo) "transmissão e preservação de memória indígena: como se dá tal processo através de cânticos e rituais no grupo mbyà- guarani" na Mostra de Produção Universitária da FURG. Frequentou cursos de extensão (Estratégias de educação das relações étnico-raciais em meio à pandemia de COVID-19/Festa de Iemanjá Patrimônio Vivo da cidade do Rio Grande) e realizou apresentações orais no "VI Seminário Internacional para Pensar a Pesquisa Histórica: Historiografia", "Seminário Internacional para Ler Carmen da Silva", "Seminário de Estudos Platinos: Perspectivas Históricas", "Webconferência comemorativa aos 25 anos do Ecomuseu da Picada", "19ª Mostra da Produção Universitária (Edição Virtual)" e no "Curso Conhecendo a Cultura Indígena no Rio Grande"

Downloads

Publicado

2023-10-02