A relação Aluno-Professor em tempos de Pandemia: limites e possibilidades de aprendizado na educação básico
Resumo
O presente trabalho busca entender como a relação entre alunos e professores na educação básica pode ter sofrido limites no que tange à possibilidade do processo de ensino e aprendizagem com o advento da pandemia da Sars Cov-19 compreendendo os impactos na relação mestre-aprendiz e seu espaço de convivência. O percurso metodológico desta pesquisa de cunho qualitativo considerou o levantamento de dados a partir de trabalhos disponíveis na SciELO, referente aos anos de 2020 e 2021, bem como se pautou em uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas relação aluno-professor e aprendizagem no ensino básico. Os achados mostram que neste período de pandemia em que o ensino remoto e/ou híbrido se fez presente, as desigualdades escolares foram acentuadas, pois nem todos os alunos tinham acesso à cultura digital. Além disso, os trabalhos encontrados ressaltam que as possibilidades de aprendizado passaram por uma reinvenção devido à necessidade de adaptação à nova realidade do ensino remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Israel de Jesus Borges Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).