A relação Aluno-Professor em tempos de Pandemia: limites e possibilidades de aprendizado na educação básico

Autores

  • Israel de Jesus Borges Almeida UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

 O presente trabalho busca entender como a relação entre alunos e professores na educação básica pode ter sofrido limites no que tange à possibilidade do processo de ensino e aprendizagem com o advento da pandemia da Sars Cov-19 compreendendo os impactos na relação mestre-aprendiz e seu espaço de convivência. O percurso metodológico desta pesquisa de cunho qualitativo considerou o levantamento de dados a partir de trabalhos disponíveis na SciELO, referente aos anos de 2020 e 2021, bem como se pautou em uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas relação aluno-professor e aprendizagem no ensino básico. Os achados mostram que neste período de pandemia em que o ensino remoto e/ou híbrido se fez presente, as desigualdades escolares foram acentuadas, pois nem todos os alunos tinham acesso à cultura digital. Além disso, os trabalhos encontrados ressaltam que as possibilidades de aprendizado passaram por uma reinvenção devido à necessidade de adaptação à nova realidade do ensino remoto.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

DE JESUS BORGES ALMEIDA, Israel. A relação Aluno-Professor em tempos de Pandemia: limites e possibilidades de aprendizado na educação básico. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 262–286, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/41875. Acesso em: 21 maio. 2025.