Os temas sensíveis e o papel político do ensino de História
abordagens, perspectivas e atualidades
Resumo
O presente estudo reflete acerca das potencialidades dos temas sensíveis no ensino de história tanto para a formação cidadã de alunos críticos, quanto para a reflexão do próprio professor acerca do papel político, social e ético dele e de sua disciplina. Nesse sentido, tocamos também em temáticas atuais e polêmicas sobre o ensino de história, tais como: as funções sociais da história, as dimensões da história pública e o papel das novas tecnologias da informação e comunicação na sociedade e no ensino. Sem, contudo, tentar encerrar o debate, mas desenvolvê-lo através da discussão acerca do ensino de história e seu compromisso político de construção de uma sociedade cada vez mais plural, democrática e ativa nas lutas contra as injustiças sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maicon da Silva Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).