Irmandade de São Gonçalo de Mariana: sociabilidade e perfil social dos dirigentes (1749-1769)
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar aspectos socioculturais da Irmandade de São Gonçalo, da cidade Mariana, entre os anos de 1749 e 1769. O Livro de Eleições, Receitas e Despesas desta irmandade possibilita a identificação das pessoas que participaram ativamente da administração da irmandade, como oficiais ou irmãos de mesa. Propomos a reconstrução do perfil social de uma parcela dos oficiais da mesa por considerarmos que os índices sociais e culturais auxiliam na compreensão de aspectos da sociabilidade experimentada nesta associação. Para isso, recorremos aos inventários post mortem produzidos por ocasião do falecimento de irmãos que tenham sido identificados nos manuscritos da irmandade. Como hipótese, consideramos que a Irmandade de São Gonçalo pode ter reunido pessoas de níveis socioculturais distintos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Fosque Sanches
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).