El centenario de la Carta General de 1922
disputas limítrofes entre Minas Gerais y Goiás en la revista A Informação Goyana (1922-1924)
Resumo
Produzida para ser exposta no Centenário da Independência, a Carta Geral do Brasil ao Milionésimo foi instrumento de divulgação e propaganda de uma ideia de nação, suas riquezas, potencialidades e do sucesso republicano em torná-la coesa e integrada. Na historiografia, o estudo dos limites interestaduais ainda é escasso. Logo, nosso esforço está em analisar esta questão como um dos aspectos da publicação da Carta Geral e enriquecer a percepção da circulação da mesma. A partir da discussão levantada pela revista “A Informação Goyana” relacionada aos limites entre Goiás e Minas Gerais presentes na Carta, buscamos apresentar maior densidade na compreensão do federalismo instituído pela República e as constantes tensões entre poderes locais e central, obstáculos às pretensões de harmonia e fortalecimento do poder federal intencionadas no projeto cartográfico.
Palavras-chave: Nação; Carta Geral do Brasil; Cartografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Moema Vergara, Andressa de Sousa Braz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).