Detalhes da oligarquia da Castanha De Marabá (Pa): As fotografias da Visita do secretário geral de Estado do Pará, Deodoro Machado De Mendonça em 1927
THE PHOTOGRAPHS OF THE VISIT OF THE SECRETARY GENERAL OF THE STATE OF PARÁ, DEODORO MACHADO DE MENDONÇA, IN 1927.
Resumo
Marabá (PA), a partir da década de 1920, passou a ser dominada por alianças e grupos políticos ligados à cultura da castanha. Desde sempre, famílias tradicionais e privilegiadas da região eram assentadas no poder, em troca de apoio político, em suas relações com os atores políticos estaduais. Neste artigo, analisamos e interpretamos 9 (nove) fotografias que representam fragmentos sobre a visita do secretário geral de estado do Pará, Deodoro Machado de Mendonça a cidade de Marabá (PA), em 1927, buscando refletir sua influência na política marabaense e a transformação urbana da cidade de Marabá (PA), na década de 1920. Esse estudo corrobora o quanto elas possibilitam leituras e narrativas interessantes e intrigantes visualizando as transformações urbanas da cidade de Marabá (PA), a sociedade e principalmente a elite dominante, que controlava a cidade políticoeconomicamente, em contraste, a pobreza da grande maioria da população demonstradas pela pose submissa e pelas indumentárias que as vestiam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SERGIO RICARDO ALMEIDA DA HORA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).