Um olhar crítico em tempos de extremos:
Raymond Aron e o debate político-econômico dos anos 1950-1970
Resumo
A Guerra Fria foi, decerto, o período em que se explicitou notoriamente o embate entre os dois blocos hegemônicos capitalista e comunista. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como intuito analisar o campo político sob perspectiva do posicionamento crítico do sociólogo francês Raymond Aron. Tal trabalho, vinculado ao projeto “Democracia em Tempo de Guerra Fria”, foi iniciado em outubro de 2020 e desenvolvido, desde então, com uma abordagem político-econômica acerca da dicotomia do período. É respaldado, ainda, pelo referencial teórico-metodológico da História Conceitual do Político, lançando mão, também, das obras autorais de Aron. A hipótese percebida inicialmente, de que o raciocínio de Aron tenderia para um hibridismo do modelo político-econômico, foi confirmada com base na afinidade e convergência dos argumentos aronianos com as teses difundidas por John Maynard Keynes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rayssa Silva Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).