O antipetismo do jornal O Estado de S. Paulo na eleição presidencial de 2010

Autores

  • Cássio Augusto Guilherme Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Resumo

 Este artigo narra e discute o posicionamento antipetista do jornal O Estado de S. Paulo na eleição presidencial de 2010. Para tanto, utiliza como fonte os editoriais publicados pelo periódico no período, em debate com parte da bibliografia pertinente ao tema. A hipótese inicial é que o jornal manteve sua histórica postura antipetista e pró-PSDB, em oposição à candidata Dilma Rousseff e apoio ao candidato José Serra. Para isso, abusou de alarmismos políticos ligando a petista a supostas pretensões autoritárias e de alarmismos econômicos pró-neoliberais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

GUILHERME, Cássio Augusto. O antipetismo do jornal O Estado de S. Paulo na eleição presidencial de 2010. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 333–354, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/45060. Acesso em: 24 dez. 2025.