“O peso do silêncio vai acabar nos engasgando”: O uso de Escrevivências como estratégia contra-hegemônica para uma educação decolonial
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar as “escrevivências” como ferramentas de incentivo para uma educação decolonial e antirracista, propondo uma nova forma de pesquisa, que vá além de uma “história única”. A proposta é que seja pensado a partir de vivências, principalmente das mulheres negras, as identidades brasileiras, entre elas, a valorização da história dos povos negros. A estratégia de escrever de si, além de protagonizar novos saberes, promove a discussão crítica e reflexiva no campo social. Mesmo sendo uma escrita feita a partir de particularidades, por tratar da comunidade negra, esta remete, também, às questões coletivas e sociais. Como metodologia, o artigo utilizará da escrita de si, das escrevivências, como formar de evidenciar saberes, culturas e realidades da vivência cotidiana feminina negra. O texto inicia com um fragmento elucidativo sobre a colonização e suas consequências, sendo a descolonização uma forma de repensar todo esse processo; e em seguida as escrevivências serão abordadas como estratégias de se manter uma memória contra-hegemônica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Oliveira Ramos dos Passos, Juliana Moreira Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).