“O peso do silêncio vai acabar nos engasgando”: O uso de Escrevivências como estratégia contra-hegemônica para uma educação decolonial

Autores

  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Juliana Moreira Borges Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

 O objetivo do artigo é apresentar as “escrevivências” como ferramentas de incentivo para uma educação decolonial e antirracista, propondo uma nova forma de pesquisa, que vá além de uma “história única”. A proposta é que seja pensado a partir de vivências, principalmente das mulheres negras, as identidades brasileiras, entre elas, a valorização da história dos povos negros. A estratégia de escrever de si, além de protagonizar novos saberes, promove a discussão crítica e reflexiva no campo social. Mesmo sendo uma escrita feita a partir de particularidades, por tratar da comunidade negra, esta remete, também, às questões coletivas e sociais. Como metodologia, o artigo utilizará da escrita de si, das escrevivências, como formar de evidenciar saberes, culturas e realidades da vivência cotidiana feminina negra. O texto inicia com um fragmento elucidativo sobre a colonização e suas consequências, sendo a descolonização uma forma de repensar todo esse processo; e em seguida as escrevivências serão abordadas como estratégias de se manter uma memória contra-hegemônica.

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Biografia do Autor

Juliana Moreira Borges, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestra pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG) Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Possui especialização em : História e Cultura Afro-brasileira, Formação de lideranças democráticas, Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia. Professora pela Prefeitura de Belo Horizonte. Compõe a coordenação ampliada do Núcleo de Estudo das Relações Étnico-Raciais de Belo Horizonte. Atua na Comissão Nacional de Promoção e Defesa da Igualdade Racial através da Rede Ação e Reação Internacional. Integra o Núcleo Tessituras de nós: núcleo de estudos, pesquisa e extensão em gênero, sexualidade e educação, vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Atua principalmente nos seguintes campos de pesquisa: relações étnico-raciais, educação e gênero. 

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Publicado

2023-10-02