Memória e experiência colonial no trabalho de Anton Kannemeyer

Autores

  • Márcio dos Santos Rodrigues Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

 Este artigo examina memória da experiência colonial no continente africano e da segregação racial na África do Sul, por meio da análise de duas obras do artista sul-africano Anton Kannemeyer: Pappa in Afrika (2010) e Pappa in Doubt (2016). Essas obras utilizam expressões da cultura visual e da mídia de massas, tais como charges e histórias em quadrinhos (HQs), para levantar polêmicas sobre a história política do continente e, em um nível mais particular, de seu país de origem. Kannemeyer é um artista branco que reconhece seu lugar simbólico privilegiado na África do Sul pós-apartheid, enquanto critica o legado africâner ao país. Busca-se associar a análise do conteúdo textual e imagético das obras de Kannemeyer ao contexto em que foram produzidas e às experiências históricas do passado colonial a que se referem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio dos Santos Rodrigues, Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Arte, Cultura, Religião e Linguagens. Na condição de doutorando em História pela UFPA, pesquisa representações da Amazônia nas Histórias em Quadrinhos da década de 1970 aos dias atuais. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa 'História e Culturas Políticas' (2011) e licenciado em História pela mesma instituição federal (2007).Foi professor substituto do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), entre 2021 e 2023. Foi entre os anos de 2018 e 2020 Professor Substituto do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador vinculado ao Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, atuando em estudos e linhas de pesquisa sobre linguagens e africanidades. Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa NEÁFRICA: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global, da Universidade Federal do Maranhão, atuando nas linhas de pesquisa Estudos Africanos e Estudos Afro-brasileiros. Foi diretor de Comunicação da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) durante os anos de 2015 e 2017. Foi o Diretor Técnico-Científico da coleção 'Estudos das Histórias em Quadrinhos', da Editora Prismas, de 2017 a 2018. Realiza atividades de Educação Patrimonial e Responsável pela elaboração dos laudos sobre bens materiais e imateriais. Desenvolve pesquisas nos campos do Ensino de História, da História Política, da História Ambiental, da História Social da Amazônia (considerando aspectos da História Global) e dos estudos das Histórias em quadrinhos. Atualmente tem prestado consultoria para editoras para a publicação e tradução de histórias em quadrinhos, em particular materiais de autoria africana.

Downloads

Publicado

2024-03-12