Memória e experiência colonial no trabalho de Anton Kannemeyer

Autores

  • Márcio dos Santos Rodrigues Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Socialvda Universidade Federal de Pará (UFPA)

Resumo

 Este artigo examina memória da experiência colonial no continente africano e da segregação racial na África do Sul, por meio da análise de duas obras do artista sul-africano Anton Kannemeyer: Pappa in Afrika (2010) e Pappa in Doubt (2016). Essas obras utilizam expressões da cultura visual e da mídia de massas, tais como charges e histórias em quadrinhos (HQs), para levantar polêmicas sobre a história política do continente e, em um nível mais particular, de seu país de origem. Kannemeyer é um artista branco que reconhece seu lugar simbólico privilegiado na África do Sul pós-apartheid, enquanto critica o legado africâner ao país. Busca-se associar a análise do conteúdo textual e imagético das obras de Kannemeyer ao contexto em que foram produzidas e às experiências históricas do passado colonial a que se referem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio dos Santos Rodrigues, Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Socialvda Universidade Federal de Pará (UFPA)

outorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal de Pará (UFPA), na linha de pesquisa Arte, Cultura, Religião e Linguagens/Bolsista Capes. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa 'História e Culturas Políticas' (2011). Licenciado em História pela mesma instituição federal (2007). Pesquisador de Histórias em quadrinhos como fonte para a Pesquisa e o Ensino de História. Ministra regularmente cursos teóricos sobre os usos e possibilidades dos quadrinhos na educação e no âmbito da pesquisa histórica. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociedade, Educação e Campesinato do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), atuando na linha de pesquisa 'Campo, Natureza e Sociedade' desde 2016. Foi diretor de Comunicação da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) durante os anos de 2015 e 2017. Desenvolve pesquisas sobre as Histórias em Quadrinhos dentro dos campos do Ensino de História, da História Política e da História Ambiental. Na condição de doutorando em História pela UFPA, pesquisa representações da Amazônia nas Histórias em Quadrinhos da década de 1970 aos dias atuais. Coordenador do Clube de Leitura e Estudos de Quadrinhos de São Luís. Atualmente é o Diretor Técnico-Científico da coleção 'Estudos das Histórias em Quadrinhos', da Editora Prismas.

Downloads

Publicado

2024-03-12