Os Conflitos Entre Patrões e Empregados na Inglaterra do Século XIX a Partir da Obra Norte de Sul
Resumo
A presente pesquisa tomou como fonte o livro Norte e Sul escrita em 1855 pela autora inglesa Elizabeth Cleghorn Gaskell (1810-1865). Com base nessa obra, questionamos em que medida é possível perceber tensões geográficas de desenvolvimento entre dois extremos: o Norte industrializado e o Sul agrícola, e quais caraterísticas das relações sociais apresentadas nessa publicação, especialmente as de trabalho, podem esclarecer sobre o que denominamos de Questão Social. Queremos, especialmente, apresentar esse período, não somente sob à luz das relações entre patrões e empregados e conflito de classes, mas também elucidar uma visão feminina de gênero sobre esse contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, Ruan de Oliveira Barros dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).