Histórias da iconologia: perspectivas historiográficas sobre a construção do método iconológico de Erwin Panofsky
historiographical perspectives on the construction of Erwin Panofsky’s iconological method
Resumo
O objetivo deste artigo é inventariar modelos explicativos para as transformações sofridas pelo método iconológico de Erwin Panofsky. A historiografia tende a explicar esse processo com base na migração definitiva do autor da Alemanha para os Estados Unidos em razão da ascensão do nazismo. Apesar da inegável importância desse elemento, a explicação para a trajetória de transformação do método não pode se esgotar nela. É, portanto, necessário construir novos percursos analíticos que considerem o que se tornou a iconologia na obra de Panofsky e na própria disciplina da história da arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cíntia Chaves Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).