Uma genealogia da Lei para o ensino de 1º e 2º graus de 1971

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Resumo

 Este estudo desenvolve uma genealogia (FOUCAULT, 2015) da emergência da Lei nº 5.692, de 1971, que fixou Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus no Brasil. Demarca as proveniências que a tornaram possível no Brasil, apontando para as múltiplas relações de força em fluxo para seu aparecimento. Resulta do estudo a emergência de um enunciado acerca de uma espécie de esqueleto que, como nunca, estabelece a obrigatoriedade do Ensino Primário e o Ensino Secundário com caráter facultativo. Ao mesmo tempo, a constituição de um campo de visibilidade da formação inicial dos professores, pela via da emergência de uma concepção curricular do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta do curso de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes). Coordenadora Colaboradora no núcleo multidisciplinar na área de Química do Subprojeto Matemática/Química do Edital PIBID 23/2022 (UFU/Pontal). Atua no campo da Educação em Ciências/Química, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, com interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química, dentro do prisma das Filosofias da Diferença e do Pós-estruturalismo.

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Publicado

2023-10-02