Uma genealogia da Lei para o ensino de 1º e 2º graus de 1971
Resumo
Este estudo desenvolve uma genealogia (FOUCAULT, 2015) da emergência da Lei nº 5.692, de 1971, que fixou Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus no Brasil. Demarca as proveniências que a tornaram possível no Brasil, apontando para as múltiplas relações de força em fluxo para seu aparecimento. Resulta do estudo a emergência de um enunciado acerca de uma espécie de esqueleto que, como nunca, estabelece a obrigatoriedade do Ensino Primário e o Ensino Secundário com caráter facultativo. Ao mesmo tempo, a constituição de um campo de visibilidade da formação inicial dos professores, pela via da emergência de uma concepção curricular do Ensino Médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Monteiro Rigue, Guilherme Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).