Artes visuais como ferramenta de inteligibilidade para o conhecimento histórico: análises sobre o tempo nas obras de Tiago Sant’Ana
analysis of time in the works of Tiago Sant'Ana
Resumo
Esse artigo procura compreender como as artes visuais brasileiras contemporâneas são fontes de inteligibilidade para o conhecimento histórico, indo contra uma corrente presente na História da Arte que tende a tratar as imagens exclusivamente como fontes documentais. Para fundamentar a argumentação e demonstrar a possibilidade desse movimento, são utilizadas obras do artista visual baiano Tiago Sant’ana, produzidas entre 2017 e 2019, que dialogam com o tempo presente e o passado brutalizador da colonização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ligia Kalina Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).