Os estudos do professor João Gabriel Baptista e a consolidação da Geografia enquanto campo científico no Piauí a partir da segunda metade do século XX

Autores

Resumo

 Na segunda metade do século XX João Gabriel Baptista (1920-2010), engenheiro formado na Bahia em 1946, torna-se em 1962 professor universitário no curso de Geografia na Faculdade Católica de Filosofia do Piauí. A partir de então, passa a publicar uma produção profícua acerca da geografia do Piauí, inserindo-se nas redes de sociabilidades intelectuais e nos espaços acadêmicos existentes na época no estado. Esta conjuntura permitiu ao indivíduo tornar-se um intelectual e elaborar uma produção sistemática na área de Geografia do Piauí, com a publicação de sete livros autorais, sendo um dos principais responsáveis pela constituição do saber científico de geografia no estado. O objetivo deste artigo foi analisar as condições históricas que possibilitaram a inserção do indivíduo nestas redes, a elaboração de seu pensamento e obras de Geografia, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Destacou-se a pertinência do contexto de época para sua constituição enquanto intelectual, para a produção de suas obras e sua relevância para a Geografia no Piauí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Pierre de Carvalho Baptista, Universidade Federal do Piauí

Doutor em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2021 - 2023). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017 - 2019). Especialista em História Sócio-Cultural pela Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP (2015 - 2016). Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2012 - 2016). Integra o Núcleo de Estudos sobre a Zona Costeira do Estado do Piauí - NEZCPI (UESPI) atuando nas linhas de pesquisa: Geografia, História e Meio Ambiente e Educação, Cultura, Turismo e Espaço Geográfico. Integra também o grupo de pesquisa: História Política, Teatro e Música (UFPI) e é membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí - IHGPI. Tem interesse na área de Identidade, História e Cidade, História do Brasil, Memória, Patrimônio Cultural, História Oral, História e Literatura e Biografia e História. Foi professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Curso de Licenciatura em História no Centro de Estudos Superiores de Caxias (2019 - 2021). Foi também Professor Formador II no Curso de Licenciatura Plena em História no Centro de Educação à Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI).

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Professor Associado III da Universidade Federal do Piauí - UFPI, do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil - PPGHB/UFPI. Graduado em História pela UESPI, Graduação em Pedagogia pela UFPI e Graduação em Psicologia pela Uninassau - Teresina. Registro CRP 21/04623. Especialização em Docência do Ensino Superior pela UESP, Mestrado História do Brasil, pela UFPI, Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF e pós-doutorado História pela PUC SP. Coordena os Programas Stricto Sensu da Pró Reitoria de Ensino de Pós-Graduação - PRPG/UFPI. É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "História Política, Arte e Cultura" Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: República, Educação e Memória, Psico-história, História militar, Arte e Cultura no Brasil contemporâneo.

Downloads

Publicado

2024-03-12