Qual o lugar da discussão quilombola?
Uma análise descritiva da categoria quilombola na produção científica brasileira
Resumo
As discussões em torno das populações quilombolas têm sido abordadas sob diferentes perspectivas de conhecimento. Foi a partir dessa reflexão sobre a produção de conhecimento na área da comunicação, com foco na temática quilombola, que se originou esta pesquisa. Com isso, o objetivo deste artigo foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados nas principais redes de pesquisa em comunicação - Sbpjor e Compós - entre os anos de 2000 a 2022. Utilizamos como metodologia uma pesquisa descritiva e explicativa a partir de busca por palavras-chave (quilombo; quilombos e quilombola) nos repositórios de cada instituição. Apontamos que dentre as 5.649 produções analisadas, apenas três abordaram a temática quilombola. Isso demonstra a existência de lacunas na produção científica sobre as populações quilombolas, apesar da relevância do assunto para a compreensão das questões sociais, políticas e culturais do país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danilo Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).