Instrução Pública e popularização da ciência no Museu Paraense de História Natural e Etnografia (1891-1898)
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar como ocorreu a popularização da ciência no Museu Paraense de História Natural e Etnografia – MPHNE, no período de 1891 a 1898, enquanto prática da Instrução Pública no Pará. A partir de regulamentos, regimentos internos da Instituição, Estatutos da Sociedade Zeladora do Museu Paraense, relatórios oficiais de governadores do Grão-Pará e jornais da época, o trabalho destaca que, desde sua instalação, o MPHNE teve como objetivos a popularização da ciência ao público em geral, tendo quatro principais estratégias para esse fim: (a) visitações escolares, (b) conferências públicas, (c) instruções impressas para coleta de animais e plantas, todas elas divulgadas no Boletim do Museu Paraense de História natural e Etnografia e (d) visitação do Parque Zoobotânico. Os resultados apontam que durante os primeiros anos da República no Pará o Museu foi visto por governantes, diretores da Instrução Pública e do próprio Museu como um projeto republicano de modernidade, pautado na linguagem pedagógica do método de ensino intuitivo ou lição de coisas, opondo-se, portanto, à cultura livresca em fins do Século XIX.
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