Potencialidades do uso de fontes literárias para uma História do ensino de Ciências Naturais (1916-1920)
Resumo
O artigo objetiva apresentar potencialidades do uso de fontes literárias para uma História do ensino de Ciências Naturais, valendo-se da análise de passagens da obra Chão de Ferro (1976), do médico e escritor brasileiro Pedro Nava. A obra, de caráter memorialístico, fornece detalhes sobre as aulas de História Natural no Colégio Pedro II e no antigo Instituto Anatômico (RJ), especificamente entre os anos de 1916-1920, contexto de intensos debates, no campo das Ciências Naturais, nas esferas de produção de conhecimento científico internacional e brasileira. Pretende-se demonstrar como os textos literários podem servir de suporte para a tecitura de narrativas sobre o passado, para além de sua utilização ilustrativa de uma realidade preexistente, ou para confirmação/reconstituição dos fatos ocorridos. Propõe-se a abordagem do texto literário como lugar fecundo ao pensamento histórico, que pode possibilitar a elaboração de novas perguntas e problemas para a pesquisa do tema em questão, bem como o escrutínio das sensibilidades de uma dada temporalidade.
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